Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quarta-feira, outubro 27, 2010

Momento Panini - Marco Donadel


Depois de uma série de temporadas como protagonista no campeonato italiano, a Fiorentina precisou vencer o Bari no último sábado para deixar a última colocação da Serie A 2010/2011.
E, para derrotar os pugliesi a Viola contou com um estupendo gol de Marco Donadel, que de fora da área recebeu a bola de Marchionni e, com a parte interna do pé, colocou no ângulo oposto do arqueiro Gillet, com a bola ainda tocanda na trave antes de morrer no fundo das redes.
Gol importante para a Fiorentina e especial para o seu autor, um aguerrido centrocampista que em toda a sua carreira só havia marcado outros 6 gols (sendo 3 na Serie A, 1 na Copa Itália, 1 na Europa League e 1 com a U 21 italiana).
Nascido aos 21 de abril de 1983 em Conegliano, comuna na província de Treviso que também revelou Del Piero, Donadel iniciou sua carreira nelle giovanili do Milan e, em 2000, foi integrado ao time principal do clube rossonero.
Treinando ao lado de sumidades como Albertini e Gattuso, o jovem Donadel chegou a estrear profissionalmente pelo Milan, substituindo o argentino Guglielminpietro no 2º tempo do empate contra o Parma em 2 x 2 válido pelo campeonato italiano no dia 04 de março de 2001.
Depois de realizar suas estréias também na Copa Itália e na Europa League na temporada seguinte ainda com o Milan, Donadel, como a maioria dos jovens italianos formados nos principais clubes da Bota, foi emprestado ao Lecce para ganhar experiência.
Com os salentini, sob o comando de Delio Rossi, tendo o trio ofensivo formado por Chevanton, Vucinic e Bojinov e formando dupla com o argentino Ledesma no meio de campo, Donadel foi peça importante na campanha que resultou na promoção do Lecce à Serie A, participando de 29 dos 38 jogos da vitoriosa campanha.
Porém, os dirigentes do Milan optaram por não renovar o empréstimo deste volante de bom passe com o Lecce, preferindo enviá-lo à Parma, onde Donadel foi ser comandado, pela primeira vez, por Prandelli.
Na Emilia Romagna, Donadel (a figurinha do alto é exatamente da temporada 2003/2004) confirmou seus dotes em um time que terminou no 5º posto e tinha, ainda, o goleiro Frey, o meia Marchionni e o atacante Gilardino, todos companheiros de Fiorentina atualmente.
Porém, a peregrinação deste meia de 1,79 m por 73 kg ainda não havia terminado e, para o campeonato 2004/2005, Donadel foi emprestado à Sampdoria.
Mas a passagem de Donadel em Gênova não foi das mais felizes e, sem muito espaço diante do duo Palombo-Volpi, ainda em janeiro de 2005 trocou a camisa blucerchiata pela viola, sempre por empréstimo.
Apesar da Fiorentina ter terminado em posição periclitante aquele campeonato, as boas atuações de Donadel estimularam os irmãos Della Valle a desembolsarem cerca de 1,3 milioni di euro para agregar definitivamente o então capitano da U 21 de Gentile ao plantel gigliatto.
A opção acabou se mostrando das mais acertadas, pois com a chegada de Prandelli já na temporada seguinte, a Fiorentina começou sua rotina de boas colocações na Serie A, sempre com Donadel como peça importante na meia cancha (na figurinha acima, à esquerda, Donadel na temporada 2009/2010).
Jogador discreto, daqueles que pouco aparecem para o torcedor, Donadel participou com a Itália das Olimpíadas de 2004 (tendo conquistado a medalha de bronze) e foi campeão europeu U 21 também em 2004, mas ainda não teve qualquer chance na Azzurra principal.
Quem sabe agora, com a chegada de Prandelli ao comando do selecionado italiano, não chegou a hora desse meia desfilar seu futebol eficiente também com a Azzurra?

Marcadores:

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker