Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

segunda-feira, junho 01, 2009

Panorama Da Rodada


È finita la stagione! Com a realização da 38ª giornata no último final de semana, chegou ao término a temporada 2008/2009 da Serie A, a 107ª edição do Calcio!
E, a última, foi também a rodada mais prolífica em número de gols, com as redes balançando em 42 ocasiões para média de 4,2 gols por partida!
Aliás, a partida Udinese x Cagliari, terminada 6 x 2 para os mandantes, acabou sendo a com maior número de gols em todo o campeonato.
Foi realmente um cotejo com um avvio avassalador, com a Udinese fazendo 3 x 0 antes dos 15' - gols de Asamoah, Pepe e Floro Flores -, depois, Acquafresca e Parola até reabriram a partida marcando para o Cagliari no início da 2ª etapa, mas Pasquale, Quagliarella e o giovane Ighalo voltaram a balançar as redes do arqueiro Lupatelli, que substituiu o titular Marchetti no compromisso.
Mas, o que estava em jogo mesmo nesta última rodada era l'ultimo posto disponibile per partecipare alla próxima Serie A, que coube ao Bologna em detrimento do não menos tradicional Torino.
Jogando no Renato Dall'Ara e precisando de uma vitória simples contra um não muito motivado Catania para garantir sua permanência na principal divisão do futebol italiano, a equipe felsinea tratou logo de se garantir abrindo o marcador já aos 5' com o meia Mingazzini (mais acima contra Sciacca - La Presse) marcando de fora da área, no que foi acompanhado pelo zagueiro Terzi, que anotou de cabeça, antes do intervalo.
No 2º tempo, depois do japonês Morimoto ter diminuído, o artilheiro Di Vaio fez seu 24º gol na temporada e sacramentou a permanência do Bologna na Serie A.
Pior para o Torino, que precisava vencer a Roma na capital italiana e até saiu na frente com Vailatti, mas, desmotivado pelos gols que aconteciam em Bologna, acabou sofrendo a virada com gols de Menez, Vucinic e Totti (ao lado contra o também tetracampeão mundial Barone - Ap), cabendo ainda a Ventola anotar um para o cuore granata no finalzinho.
A Reggina, que já entrou na rodada rebaixada, ainda arrancou um empate em 1 x 1 com o Siena (tentos de Stuani e Maccarone) que acabou valendo a fuga do último posto, que ficou com o Lecce, derrotado por 4 x 1 pelo Genoa no Marassi, gols de Jankovic (G), Tiribocchi (L), Criscito (G) e doppietta de Milito (G), que também chegou aos 24 gols no campeonato.
Apesar dos esforços de Di Vaio e Milito, a artilharia do campeonato acabou mesmo com o sueco Ibrahimovic, que correu atrás durante todo o certame, mas, com a doppietta anotada na vitória de 4 x 3 sobre a Atalanta neste domingo, terminou artilheiro.
Aliás, o 25º tento do sueco (ao lado dando trabalho ao goleiro Consigli - Getty Images) foi uma pintura, realizado com um sensacional colpo di tacco.
Os demais gols do Meazza foram realizados por Muntari (I), Doni (A), Cigarini (A) e Cambiasso (I).
A última rodada também reservou emoções na disputa pela Champions League, com o Milan garantindo a 3ª vaga italiana direta ao vencer sua concorrente direta Fiorentina, em Florença, por 2 x 0 (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2009/05/o-jogo-da-tv-parte-i-fiorentina-x-milan.html).
Também a Juventus, ao fazer 2 x 0 na Lazio (confira acessando http://calcioseriea.blogspot.com/2009/05/o-jogo-da-tv-parte-ii-juventus-x-lazio.html), garantiu a 2ª colocação na classificação final.
Por fim, em partidas que não tinham verdetti em jogo, o Napoli venceu o Chievo (que teve o brasileiro Kerlon Foquinha em campo) por 3 x 0 (tentos de Montervino, Bogliacino e Piá) e Palermo e Sampdoria ficaram no 2 x 2 (gols de Miccoli, Succi, Pazzini e Stankevicius).
Nesta rodada, os recordmen foram: Bellini (Atalanta), Montolivo (Fiorentina) e Valdez (Reggina), com 26 palle recuperate cada; Flamini (Milan) com 82 passaggi riusciti; Barone (Torino) com 5 assisti e Miccoli (Palermo) com 11 tiri.
No torneio todo, os 3 melhores em cada fundamento foram: Palle recuperate: 1º Portanova (Siena) 787, 2º Fabiano (Lecce) 758 e 3º Manfredini (Atalanta) 743; Passaggi riusciti: 1º Liverani (Palermo) 1700, 2º Pirlo (Milan) 1662 e 3º Seedorf (Milan) 1621; Assist: 1º Cassano (Sampdoria) 81, 2º D'Agostino (Udinese) 65 e 3º Fini (Cagliari) 64; Tiri: Ibrahimovic (Inter) 153, 2º Miccoli (Palermo) e Zárate (Lazio) 130.
Já a classificação, por equipe, assim ficou: 1º Internazionale (84 pts); 2º Juventus (74); 3º Milan (74); 4º Fiorentina (68); 5º Genoa (68); 6º Roma (63); 7º Udinese (58); 8º Palermo (57); 9º Cagliari (53); 10º Lazio (50); 11º Atalanta (47); 12º Napoli (46); 13º Sampdoria (46); 14º Siena (44); 15º Catania (43); 16º Chievo (38); 17º Bologna (37); 18º Torino (34); 19º Reggina (31) e 20º Lecce (30).

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker