Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, novembro 01, 2008

Match Clou - 10ª Rodada 2008/2009



O 'Match Clou' desta 10ª rodada da Serie A 2008/2009 é uma volta ao passado, como ao dia 13 de abril de 1986, quando Giordano e Maradona fizeram os gols partenopei naquela que foi a última vitória do Napoli sobre o Milan longe do San Paolo (a partida terminou 2 x 1, com Di Bartolomei descontando para a equipe rossonera na 2ª etapa).
Para o confronto deste domingo, a esperança do Napoli para voltar a vencer no San Siro é novamente argentina, mas veste a camisa azzurra nº 7 e se chama Ezequiel Lavezzi, que deverá formar o tandem ofensivo ao lado do seu connazionale Denis, que vem de uma tripletta contra a Reggina na última rodada.
No 3-5-2 de Edy Reja, o cérebro do centrocampo é o talentoso eslovaco Hamsik (ao lado - Laporta), que deverá formar com os alas Maggio e Vitale e os guerreiros Gargano e Blasi, este último retornando de suspensão.
Na defesa, protegendo Iezzo, devem aparecer Santacroce, Cannavaro e Contini.
Ou seja, formação ideal para o Napoli enfrentar o seu principal adversário na época maradoniana.
Do lado rossonero, Ancelotti ainda não poderá contar com Kaladze, Nesta, Senderos, Flamini e Pirlo, mas terá Ronaldinho à disposição, com o brasileiro (mais abaixo - Afp) devendo entrar no ataque ao lado de Borriello, deixando Pato e Inzaghi no banco.
Com Kaká alle spalle do duo ofensivo, Gattuso, Ambrosini e Seedorf (à esquerda - Tanopress) devem formar a linha mediana, com Zambrotta, Bonera, Maldini e Jankulovski compondo a defesa, com Abbiati no gol.
O capitano Maldini, se realmente entrar em campo, completará seu 15º embate contra a equipe azzurra, sendo que seu único insucesso foi exatamente naquele 13 de abril de 1986, computando, depois, 5 empates e 8 vitórias, inclusive um 5 x 0 em 1992 (quando marcou até um dos gols), que é até agora a maior goleada do confronto, juntamente com um 6 x 1 ocorrido em 1959, quando Altafini realizou uma doppietta.
Outro resultado expressivo e com gols brasileiros foi o da última temporada, quando o time de Ancelotti fez 5 x 2, com uma doppietta de Ronaldo e gols de Kaká, Pato e Seedorf para o Milan, enquanto Sosa e Domizzi marcaram para o Napoli (vide http://calcioseriea.blogspot.com/2008/01/o-jogo-da-tv-parte-iii-milan-x-napoli.html).
Ao todo, são 60 confrontos, com 29 vitórias do Milan, 20 empates e 11 sucessos do Napoli, que fez 61 gols e sofreu 107.
Se nos confrontos recentes o clube partenopeo não teve grande sorte, em 1956 chegou a fazer 5 x 0 só no 1º tempo (Posio, Pesaola e Vinicio, estes últimos duas vezes, realizaram os gols), mas permitiu que o jogo terminasse 5 x 3 (graças a uma doppietta do uruguaio Schiaffino e tento de Galli), naquela que é a edição com maior número de gol no confronto.
Agora, se Paolo Maldini é o jogador que mais atuou no embate, Aldo Boffi, pelo Milan, e Antonio Vojak, pelo Napoli, são os maiores artilheiros do certame, com 5 gols cada.
E neste domingo a história continua ...

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker