Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quinta-feira, outubro 02, 2008

A Itália Na Europa


Foi uma pena, mas o retorno do Napoli à Europa depois de 14 anos de ausência acabou em Lisboa, por obra do não menos glorioso Sport Lisboa e Benfica.
Ao final, depois da vitória por 3 x 2 no San Paolo, a derrota por 2 x 0 (tentos de Reyes - à direita perseguido por Gargano - Afp - e Nuno Gomes) no Da Luz nesta quinta custou a eliminação da equipe partenopea, que, ainda assim, saiu de cabeça erguida da Copa U.E.F.A.
Isso porque os azzurri acabaram fora da competição européia não por, necessariamente, melhor qualidade do adversário, mas por terem permitido o 2º gol lusitano na partida de ida quando eram bem superiores, assim como por desatenção nas finalizações no jogo de volta, já que Lavezzi e Zalayeta desperdiçaram chances incríveis quando o placar apontava 0 x 0.
Assim, tudo somado, o saldo da equipe comandada por Reja foi amplamente favorável e a expectativa é que, com a experiência adquirida, o Napoli possa ir mais longe na próxima vez!
Quem também parece estar se adaptando a uma nova realidade é a Fiorentina, que acabou decepcionando na última terça ao apenas empatar com o Steaua Bucuresti em 0 x 0 pelo Girone F da Champions League em plena Florença.
Efetivamente, depois de deixar escapar, apenas nos últimos minutos, a vitória contra o favorito Lyon jogando na França, os cerca de 26.000 tifosi que compareceram ao Artemio Franchi esperavam uma vitória de Mutu (acima marcado pelo bom Lovin - Reuters) & Cia., que acabaram esbarrando em um adversário taticamente muito consciente (treinado pelo ex Lacatus) que conseguiu arrefecer o ânimo inicial viola.
Com gols foi o empate da Juventus contra o Bate Borisov ainda na terça.
O que poderia ser considerado um passo falso acabou sendo um resultado a ser comemorado pela Vecchia Signora, que chegou a estar perdendo por 2 x 0, mas conseguiu, ainda na 1ª etapa, buscar a igualdade com uma doppietta de Iaquinta (acima contra Sosnovski - La Presse), sempre inspirado pela genialidade de Giovinco, que passou, com louvor, l'esame europeo.
Agora, decepcionante mesmo foi o empate casalingo da Internazionale com os alemães do Werder Bremen, principalmente depois que os nerazzurri sairam na frente, com um belo gol de Maicon (abaixo, à direita, comemorando diante de um perplexo Diego - Reuters) aos 13'.
Porém, com o decorrer do tempo, o meio com Cambiasso, Muntari e Stankovic foi sentindo o peso de suportar o tridente composto por Balotelli, Adriano e Ibrahimovic na frente e, principalmente depois da saída de Materazzi por contusão, o Werder foi conquistando espaço, até que aos 17' da etapa final o peruano Pizarro, aproveitando uma indecisão de Júlio César, empatou a partida.
No final, primi fischi per Mourinho em sua passagem pela Itália...
Quem salvou a honra das equipes italianas na Champions foi a Roma, que foi até a França e venceu, de virada, o Bordeaux por 3 x 1.
Foi uma vitória muito importante que, se não apaga o papelão contra o Cluj na rodada anterior, ao menos minimiza o prejuízo e mantem os giallorossi vivos na competição.
De todo modo, a Roma voltou a não realizar uma grande apresentação (acima, o zagueiro Mexes contra o atacante marroquino Chamakh - Faugere), mas Spalletti teve o mérito de alterar muito bem, colocando Júlio Baptista no lugar de um opaco Menez.
Aliás, depois do gol do ex rossonero Gourcuff abrindo o marcador, coube aos aniversariantes Vucinic e Júlio Baptista (com 2 gols) reverter o marcador para a equipe romana, que vem logo atrás de Chelsea e Cluj no Grupo A.
Retornando à Uefa Cup, a Sampdoria, depois da vitória de 5 x 0 em Gênova, não teve qualquer dificuldade em confirmar sua classificação à fase de grupos vencendo novamente o Kaunas, desta vez na Lituânia, por 2 x 1.
Com uma formação totalmente rimaneggiata, a Samp até começou perdendo (gol de Zelmikas aos 17'), mas no 2º tempo os atacantes Fornaroli e Bonazzoli asseguraram o sucesso blucerchiato.
Também com uma formação bastante alterada, o Milan viajou até a Suíça e obteve sua 5ª vitória consecutiva ao fazer 1 x 0 no Zürich, com Ronaldinho servindo o ucraniano Shevchenko para o tento decisivo (na foto mais acima, Dinho e Sheva contendem a bola com Tihinen - Ap).
Por fim, sofrida foi a classificação da Udinese que, depois de vencer o Borussia Dortmund por 2 x 0 no Signal Iduna Park (antigo Westfalenstadion), perdeu pelo mesmo placar no Friuli nesta quinta, gols do meia húngaro Hajnal aos 45' do 1º tempo e aos ... 47' do 2º!
Porém, a cobrança de pênalti acabou premiando o melhor futebol apresentado pelos bianconeri no duplo confronto (à esquerda, logo acima, o chileno Isla contra o brasileiro Tinga no jogo da volta - Ap), que venceram por 4 x 3 - curiosamente, uma das cobranças defendidas por Handanovic foi exatamente cobrada por Hajnal.

Marcadores: , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker