Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quarta-feira, junho 24, 2009

Gli Azzurri


Um fiasco retumbante! Assim pode ser definida a pífia campanha da Itália na Copa das Confederações 2009, iniciada com uma vitória convincente sobre os Estados Unidos (vide o link 'Na Última Vez ...' ao final do post), mas que prosseguiu com uma inesperada derrota para o Egito e uma acachapante goleada frente ao Brasil.
Contra i campioni d'Africa, Lippi escalou a Azzurra inicialmente no 4-3-3, com Iaquinta partindo da direito, Rossi centravanti e Quagliarella pela esquerda.
Apesar da proposta ofensiva e da maior posse de bola, a Itália começou encontrando muitas dificuldades para criar e Lippi logo alterou o esquema para o mais elastico 4-2-3-1, avançando Pirlo para a posição de trequartista e deixando Iaquinta como o ponta de diamante na frente.
Só que nem a mudança tática surgiu efeito e o Egito foi ganhando confiança até que, aos 40' do 1º tempo, saiu na frente no marcador com um tento anotado por Homos, que subiu sozinho para marcar de cabeça.
No 2º tempo, a Itália passou a jogar melhor, especialmente depois das entradas de Montolivo (no lugar de Gattuso), Toni (no de Rossi) e Pepe (no de Quagliarella), chegando a criar várias boas oportunidades, mas esbarrou sempre na atuação segura do arqueiro El Hadary (acima, o goleiro egípcio fazendo uma difícil defesa em conclusão de Iaquinta - Getty Images), que acabou sendo a grande figura em campo.
Contra o Brasil foi ainda pior, pois no intervalo a Itália já perdia por 3 x 0, gols de Luís Fabiano (doppietta - ao lado contra Chiellini - Ap) e Dossena, contra.
Foi realmente uma partida muito apática da Azzurra, dando a impressão de que seus jogadores estavam ansiosos pela chegada das férias.
Na 2ª etapa, ao menos Lippi arrumou o setor defensivo e a Itália não sofreu mais gols, tendo até criado algo de bom com Gilardino (abaixo - Ap) e Pepe, mas muito pouco para amedrontar Júlio César, embora, surpreendentemente, diante da vitória dos Estados Unidos sobre o Egito por 3 x 0, um mísero golzinho colocaria a Azzurra na próxima fase.
Mas, diante do fraquíssimo futebol apresentado, foi melhor que a trupe de Lippi voltasse logo para casa...
Já a Under 21 de Casiraghi foi bem melhor e conseguiu a classificação às semi-finals do U.E.F.A. Under 21 Championship, que está sendo disputado na Suécia, ficando em 1º no Grupo A, a frente dos donos da casa, Sérvia e Bielorússia.
Aliás, depois do empate em 0 x 0 na estréia contra os sérvios (vide o link 'Na Última Vez ...'), a classificação italiana começou a se consolidar no sucesso contra a Suécia, derrotada por 2 x 1 mesmo jogando com um homem a mais durante todo o 2º tempo, depois que Balotelli (abaixo contra Svensson - Reuters) foi expulso per fallo di reazione.
Mas, antes de ir para o chuveiro, Super Mario havia colocado a Itália na dianteira, cabendo a Acquafresca ampliar o marcador no início do 2º tempo.
Jogando com grande personalidade, a Itália só veio a sofrer o gol dos scandinavi já no finalzinho, quando Toivonen, aos 44', deu números finais à partida.
Já no dia de ontem, a Itália confirmou sua classificação ao bater, de virada, a Bielorússia pelos mesmos 2 x 1, tentos de Kislyak e doppietta de Acquafresca.
Agora, enquanto a seleção principal vai assistir o restante da Confederations Cup pela televisão, os azzurrini vão encarar a Alemanha na semi-final da competição européia, da qual a Itália é a maior vencedora com 5 títulos.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker