Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quarta-feira, agosto 13, 2008

Gli Azzurri


Missione compiuta! Com um futebol convincente, os Azzurrini confirmaram ser um dos favoritos ao ouro olímpico e asseguraram o 1º lugar no Grupo D, que também tinha Camarões, Coréia do Sul e Honduras em suas filas.
Aliás, a estréia da l'Olimpica em Beijing 2008 aconteceu no último dia 07 frente o selecionado de Honduras em Qinhuangdao, sob amenos 23º C, mas com insuportáveis 98% de umidade, o que acabou condicionando a atuação dos italianos.
De qualquer maneira, disposta no 4-3-2-1 com Rossi e Giovinco alle spalle de Acquafresca, os comandados de Casiraghi (à direita a formação inicial - Afp) venceram com facilidade (e autoridade), fazendo 2 x 0 ainda no 1º tempo, graças a uma magia do Formica Atomica (abaixo, à esquerda, o belo gol com um tirambaço de fora da área - Afp) e a um pênalti convertido, com muita classe, por Rossi.
Na 2ª etapa, o centroavante Acquafresca ampliou a vantagem italiana para 3 x 0, cobrando mais uma penalidade máxima procurada pelo próprio atacante do Cagliari e anotada pelo árbitro Damir Skomina da Eslovênia.
Depois, a Itália apenas administrou o resultado, claramente poupando suas energias, enquanto Honduras conseguiu ser perigosa apenas em uma conclusão de Rodas e em um rigore calciato alto pelo antigo atacante de Udinese e Napoli Pavon.
Contra a Coréia do Sul, 3 dias depois, Casiraghi manteve o 4-3-2-1, mas mandou a campo o atacante laziale Rocchi (único fuoriquota do grupo) no lugar de Acquafresca e remontou a defesa com Motta (que substituiu De Silvestri), Coda, Bocchetti e Criscito (que deixou seu posto de central para passar à esquerda, tirando De Ceglie do 11 inicial e sendo substituído por Coda), de forma a conter a velocidade dos adversários.
E foi exatamente pelas alas que a Itália encontrou o caminho do gol, primeiramente com Rossi (aproveitando rebote de conclusão de Rocchi) e depois com o próprio atacante da Lazio (à direita, Rossi e Rocchi comemoram o gol deste último - Foto-net), que foi premiado com uma bela jogada de Giovinco e cruzamento certeiro de Motta.
Na 2ª etapa, coube ao viola Montolivo fechar o placar, fazendo 3 x 0 com um belíssimo gol em sua 2ª tentativa, completando para o fundo das redes após a bola voltar da trave.
O lado negativo ficou por conta de que, após a partida, o meia Claudio Marchisio e o atacante Tommaso Rocchi deram adeus às Olimpíadas, o 1º com um trauma muscular na panturrilha e o 2º com uma lesão no perônio, no que foram substituídos Antonio Candreva (Livorno) e Andrea Russotto (Napoli).
Por fim, no último compromisso pela 1ª fase os italianos não proporcionaram um bom espetáculo, até porque o 0 x 0 garantia o 1º lugar para a Itália e a classificação para Camarões, que ainda abusou da violência, com o meia Madjeck sendo expulso ainda na 1ª etapa, após Chedjou ter permitido a Viviano defender seu 2º pênalti na competição.
Portanto, Itália x Camarões (acima - Foto-net - Nocerino contra Mbia) foi um jogo bastante fraco, com o goleiro africano Tignyemb faltando até com a esportividade com sua cera provocativa.
Porém, o resultado serviu para a Itália evitar o confronto contra o Brasil na próxima fase, quando terá pela frente a bem mais vulnerável Bélgica.

Marcadores: ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker