Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

quarta-feira, novembro 21, 2007

Gli Azzurri


L'Italia vola agli Europei! Apesar de um começo bastante titubeante (empate de 1 x 1 com a Lituânia em Nápoles e derrota de 3 x 1 para a França em Paris), a Azzurra de Roberto Donadoni deu a volta por cima e obteve a classificação para a fase final da Euro 2008, que será disputada na Áustria e na Suíça, logicamente, no próximo ano.
Melhor ainda: a Itália terminou em 1º lugar no Grupo B, 3 pontos a frente da França - também classificada para a Eurocopa -, fruto de 9 vitórias, 2 empates e apenas a referida derrota em território francês.
E a classificação, que há algum tempo parecia em risco, acabou vindo com uma rodada de antecedência, com a vitória italiana sobre a Escócia em pleno Hampden Park de Glasgow.
A vitória, e a conseqüente classificação, começou a ser construída logo aos 2' do 1º tempo, quando o centroavante Toni (à direita marcado por Weir - Reuters) aproveitou um cruzamento de Di Natale e abriu o marcador.
Em um início arrasador, alguns segundos depois o ala Camoranesi quase ampliou para os italianos, que estufaram as redes escocesas novamente aos 31' com o atacante Di Natale, mas cujo gol acabou irregularmente anulado pelo árbitro espanhol Mejuto González.
Porém, com o decorrer do tempo a seleção escocesa conseguiu superar o ímpeto inicial italiano e impôs o seu jogo - feio mas eficaz - de cruzamentos para o centro da área adversária na busca de seus atacantes - e numa dessas jogadas Pirlo salvou a testada de Hutton em cima da linha (acima - Ap).
No início do 2º tempo a Itália voltou a ter o controle da partida, mas novamente os escoceses, cônscios da necessidade de vencer e aproveitando a forte chuva que caiu sobre Glasgow, conseguiram impor seu ritmo a partir dos 15'.
Daí, aos 20', o capitão Ferguson aproveitou um rebote de Buffon e empatou a partida, ao que se seguiram algumas boas chances para a seleção da terra do whisky.
Porém, quando a partida caminhava para terminar empatada, eis que Pirlo cobrou uma falta na cabeça de Panucci, repetindo uma jogada realizada alguns minutos antes, e o defensor romanista colocou a bola fora do alcance do arqueiro Gordon (acima - Afp), sacramentando a vitória - e a classificação - italiana!
Dessa forma, o último compromisso da Itália pelo Qualifying Roud para a Euro 2008 - contra o selecionado das Ilhas Faroé - se tornou um mero amistoso - e assim foi encarado.
Portanto, espaço para vários jogadores que não atuaram contra a Escócia e até para o esordiente Palladino (à esquerda contra um adversário - La Stampa), que teve uma boa atuação.
Pena que a Azzurra tenha se limitado a jogar apenas na 1ª metade do jogo, quando fez 3 x 0 com um autogol de Bejaminsen e reti de Toni e Chiellini (mais abaixo à direita - La Stampa).
Na etapa complementar os azzurri claramente se pouparam e chegaram a permitir que o atacante Rógvi Jacobsen fizesse seu 4º tento na competição - todos os anotados por sua equipe na competição, que terminou com 12 derrotas e 43 gols sofridos!
A Under 21 treinada por Casiraghi também venceu seus 2 compromissos disputados nos dias 16 e 21 últimos, primeiramente por 5 x 0 contra o Azerbaijão em uma belíssima atuação do meia Giovinco, que não marcou, mas inspirou quase todos os gols anotados por Amirguliyev (contra), Acquafresca, Cerci, Russotto e Dessena, em partida que ainda marcou a estréia do ítalo-argentino Osvaldo, atacante da Fiorentina.
Depois, desperdiçando várias oportunidades e jogando o 2º tempo inteiro com 1 homem a menos (o zagueiro Santacroce foi expulso no final da 1ª etapa), os azzurrini venceram as Ilhas Faroé por 1 x 0 em Tórshavn, tento do atacante empolese Pozzi, de cabeça (foto logo acima - Grazia Neri).
Com o resultado, os comandados de Casiraghi lideram o Grupo 1 das eliminatórias para o Uefa Under21 Championship, que ocorrerá na Suécia em junho de 2009, 1 ponto na frente da Croácia, que ainda já disputou uma partida a mais.
Portanto, forza Italia (sem qualquer conotação política)!

Marcadores: ,

Na Última Vez ...

29 Comments:

At 10:22 PM, Anonymous Anônimo said...

buá..buá...

O Montella vi operar o joelho?! Nããooo...

Ai, meu Deus, Rodolfo, quando essa maré de falta de sorte vai acabar na Samp?

Boa noite,
Lady triste :(

 
At 10:47 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Cyntia,
É uma pena, mas Montella ficará de fora por 2 meses.
A boa notícia é que Cassano deve voltar no início de dezembro.
Abraços,

 
At 11:05 PM, Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 11:09 PM, Anonymous Anônimo said...

Desculpa, errei.

Cassano? Já havia até me esquecido dele depois da auto-substituição...

Voltando à Azzurra, estou ansiosa pelo sorteio dia 2 de dezembro. Ainda tá difícil de crer que a Itália não será cabeça de chave. Eles não usam o ranking da Fifa? Que pessoal maluco esse da UEFA. Já tive Platini em melhor consideração.

Há momentos em que olho para os céus e agradeço a existência de Luca Toni. Bem que ele podia encerrar a carreira dele na Samp.

Lady, ainda triste :(

 
At 2:30 PM, Blogger João Caniço said...

Cyntia, já deixei no 'Psicologia' a explicação do discutível critério que a UEFA aplica para escolher o escalonamento por potes para o sorteio...

Montella 2 meses de fora é muito mau para a Samp... espero mesmo que Cassano comece a justificar a contratação senão ainda ganha o 'Bidon d'oro' ao Adriano... ;)

Abraços

 
At 3:39 PM, Anonymous Anônimo said...

Prezados,
nao è meu habito falar fora do assunto, mas queria partilhar com Voces a minha alegria, pois a partir de hoje està no ar a secção em italiano no site do Club de Regatas Vasco da Gama feita por minha irma e eu. Club nenhum do Brasil, e talvez da inteira America Latina (nem o Palmeiras), tinha atè agora uma secção no meu idioma.
Abraço

 
At 4:21 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
É verdade, Cassano é um forte candidato ao prêmio mais indesejado do 'Calcio' - o 'Bidone d'Oro'!
Abraços,

 
At 4:27 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Brahma,
Só assim mesmo para eu visitar o site do Vasco... (rs).
Agora, falando sério: parabéns pela iniciativa, ficou muito legal e posso dizer que, lendo a 'storia', pude aprender bastante sobre o clube cruzmaltino.
Vou indicar o trabalho para os meus amigos vascaínos!
Abraços,

 
At 10:14 PM, Anonymous Anônimo said...

Pois é. Esse prêmio é uma graça. Vocês sabem quem são os concorrentes ao 'prêmio mais indesejado do Calcio?'?

Pois bem, a lista é bem grande. Acessem o 'Psicologia' e votem no seu(s) preferidos. Para fazer diferente, vou dar direito a três votos, ok?

 
At 10:36 PM, Blogger João Caniço said...

Que boa ideia Cyntia, vou já votar nos meus candidatos ;)

 
At 10:45 PM, Blogger João Caniço said...

Alguém me poderá explicar porque é que no Brasil tem um clube que se chama Vasco da Gama, que descobriu o caminho marítimo para a Índia e não tem um chamado Pedro Álvares Cabral que descobriu o caminho marítimo para o Brasil? Foi uma dúvida que sempre tive e nunca consegui obter resposta...

Vasco da Gama, o navegador, é natural de Sines, uma vila na costa alentejana que costumo ir todas as férias no Verão. Se algum dia algum de vocês vier a Portugal, em especial o Brahma já que é um tiffoso acérrimo do popular clube brasileiro, visitem Sines, a sua terra Natal que é bastante agradável...

Abraços

 
At 10:55 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Tenho um livreto aqui em casa sobre o Vasco (na verdade, tenho toda a coleção com os principais clubes brasileiros) e consta que, como o clube foi fundado em 21 de agosto de 1898 por um grupo de remadores, o nome foi dado em homenagem ao navegador Vasco da Gama devido à comemoração do quarto centenário da viagem de descoberta do caminho marítimo para as Índias, que era comemorado exatamente naquele ano.
Abraços,

 
At 10:56 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Mas o Fluminense é muito melhor!
Abraços,

 
At 11:15 PM, Anonymous Anônimo said...

rsrsrsrs

 
At 11:17 AM, Anonymous Anônimo said...

O Rodolfo està certo! mas sò no primeiro post! (rs) o Flu, na minha opinião não tem nada mesmo para se achar melhor...muito pelo contrario, mas esse è outro assunto (rs). Mas è mesmo assim meu amigos,o Vasco se chama assim por ter sido fundado na epoca daquela recorrencia.Aqui na Italia è o Club brasileiro mais popular ao lado do Fla e do Timão,quero dizer: è um Club que se um italiano olhar para a camisa,mesmo nunca tiver viajado ao Br entende que trata se do Vasco e isso vale tb para o Fla e o Corinthians. Jà o São Paulo (sò por causa do nome os italianos sabem de onde è)è menos popular. E por falar em Palmeiras,Flu, Santos e cia. è dificil de encontrar aqui alguem que saiba como è feita a camisa desses Clubes o que conheça a cidade dessas Agremiaçoes. Tambem è muito dificil de alguem aqui entender a diferença entre as diferentes competiçoes no Br, fazer o que? nem todos são Vascainos (rs) ninguem è perfeito!(rs)
Abração

 
At 12:01 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Brahma,
Porque Vasco e não Cruzeiro ou Palmeiras, agremiações fundadas pelas colônias italianas de Belo Horizonte e São Paulo, respectivamente?
Ou Fluminense? Que tem as mesmas cores da bandeira da Itália?
Abraços,

 
At 12:54 PM, Blogger João Caniço said...

Bem haja pelos esclarecimentos Rodolfo. Concordo com o Brahma quando ele diz que é muito difícil de entender as competições futebolísticas brasileiras... mas, também confesso que não sigo com frequência o futebol brasileiro nem torço por nenhuma equipa em particular...

Abraços

 
At 4:01 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Não se preocupe, a maioria dos brasileiros também não entende os regulamentos criados pelos seus cartolas.
Porém, é inegável que já foi pior! Por exemplo, chegamos a ter um campeonato brasileiro com mais de 100 equipes e até torneios no qual a decisão deveria ser entre o campeão de um grupo dito como a 1ª divisão e outro claramente reconhecido como a 2ª divisão...
Vá saber!
Abraços,

 
At 4:18 PM, Anonymous Anônimo said...

Rodolfo,
entendo bem sua curiosidade.
Eu acho que o estereotipo de "time italiano" o "time portugues" na realidade moderna nao se encaixa mais na hora de escolher seu time do coração.Jà o amigo JP, quem sabe, poderia ser um exemplo. Ele teria que torcer pelo Vasco o para "alguma" Portuguesa.Mas na eventualidade de ele despertar interesse para o futebol do Br, isso nao è dito. Pessoalmente acho mais italiana a Raposa do que os Porcos.Nunca gostei do Palmeiras, um time que tem sim raizes italianas mas que explorou demais isso, quase achando se o "exclusivo e o queridinho dos italianos" quando na verdade não è bem assim, pelomenos aqui na Italia. Jà em São Paulo durante a festa da Nossa Senhora Acheropita ha muitos Palmeirenses mas não ha nada de italiano na festa (participei 2 vezes desse evento).Nada de italiano è mantido no Palmeiras, ao contrario do Vasco o da Portuguesa que ainda mantem ligaçoes fortes com o Portugal. Jà que "a Sociedade" não tem site em italiano è um exemplo.Por falar na cidade de São Paulo tambem a Juventus de Mooca e...o Corinthians são italianos.O Timão foi fundado para os irmaos Battaglia (eram alfaiate e barbeiro: profissoes bem italianas)perto da...Rua dos Italianos que està em Sampa no Bairro Bom Retiro.Agora o negocio do Fluminense è, na minha opinião,pura exploração da ignorancia dos imigrantes.Trata-se de um Club que ainda agora mantem a razão social em ingles e tambem a "atitude de metido" dos ingleses.(Quero salientar ainda que è uma minha opinião, sem querer faltar de respeito).Jà por isso, se os imigrantes italianos que se tornaram Tricolores o tivessem sabido,não o teriam acolhido no coração. O engano foram as cores, que na verdade sò lembram as da bandeira italiana pois são diferentes por tonalidade (e quando a cor muda tom, muda tambem o nome da cor -rs rs).
Sou vascaino desde o começo da decada dos 80, quando começaram chegar pra ca as primeiras imagens do futebol brasileiro,gostei da mistica da camisa e nunca mais mudei a minha paixão.Na "hora de escolher" nem liguei pra quem era "italiano" o "portuga" (rs) Amor, como vc sabe, não tem fronteiras...e pessoalmente acho que è melhor saber que "a sua mulher,antes, foi jà de um outro" (o Vasco com os Portugueses) do que saber que sua mulher jà não te ama mais (o Palmeiras com os italianos) o que te seduziu mas nunca te amou (o Flu) rs rs rs rs...
Abraço

 
At 5:31 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Brahma,
Você tem toda a razão. Efetivamente, no Brasil, não há muito mais esta ligação com as origens dos clubes, até por questões culturais mesmo, vez que, por exemplo, só os gaúchos (nascidos no Rio Grande do Sul) têm o hábito de realmente cultivar suas origens (acho que é conseqüência da grande migração interna aliada a reunião em grandes metrópoles). Ademais, é importante não esquecer que Cruzeiro e Palmeiras tiveram que se afastar de suas origens italianas quando da 2ª Guerra Mundial, quando quase tudo advindo da Itália não era bem vindo...
Quanto ao Fluminense, foi mesmo uma brincadeira minha, vez que as cores são semelhantes as da Itália por pura coincidência (apesar que o Flu não tem vermelho, mas grená em suas cores sociais), já que o clube não mantem qualquer relação com a Bota, tendo sido fundado por ingleses e até hoje não sendo um clube muito popular (enquanto pessoas menos afortunadas).
Agora, pedindo desde já desculpas antecipadas, não posso deixar de registrar que o Vasco, clube pelo qual eu não nutria qualquer sentimento até pouco tempo atrás, é atualmente um dos clubes mais desprezados pelos brasileiros, em razão de ser comandado, há anos, pelo Eurico Miranda, um dirigente da pior estirpe do que há no mundo do futebol e culpado por muitas das mazelas que afligem o futebol brasileiro.
Mas isso é conversa para outro lugar...
Abraços,

 
At 9:11 PM, Blogger João Caniço said...

Rodolfo, pelo que eu sei e nem tenho a certeza se é assim, corrige-me se estiver errado, é que num semestre se disputa o Brasileirão com 20 e tal equipas a uma só volta e no outro semestre os vários campeonatos estaduais... estarei certo?
Por acaso nunca mais ouvi falar da Portuguesa dos Desportos, desceu de divisão?
Não me digas que esse tal de Eurico Miranda é o 'Luciano Moggi' do futebol brasileiro?!?

Abraços

 
At 9:45 PM, Anonymous Anônimo said...

Meu amigo,
tambem voce tem razão quando fala do "afastamento dar raizes" da Raposa e dos Porcos durante a Segunda Guerra. E' verdade, bem como è verdade que eles não fizeram nada mesmo depois, para ficar de novo perto das raizes. Por isso não gosto deles.No Brasil tudo o que vem do exterior è chique (rs conheço bem seu lindo Pais) e por isso o Verdão ainda explora as origens italianas...afinal como dizia o Chacrinha (grande vascaino) "no Brasil nada se cria, tudo se copia". Falando sobre o Vasco acho desprezavel quem não gosta do time por culpa do Eurico. Veja bem, ele não enche meu bolso nem deu comida pra mim.Mas porque è preciso ir contra um Club por causa do Presidente? se alguem (e è um direito) não gostar do Vasco, tem que não gostar do Vasco em sì. Não è atitude adulta não gostar de um Club por causa do cartola. Isso talvez significa que se um dia chegar na presidencia outro cara, as pessoas voltam a gostar do Vasco?E mais, se um dia (e quem sabe, por alguns è agora) na Republica Federativa do Brasil vai chegar um Presidente que os Brasileiros odeiam,o Povo Brasileiro começa odeiar o Brasil e vai desejar todas as ruins para esse Estado? (isso vale para os Vascainos)e se num outro Estado do Mundo que tem, sem duvida, tradiçoes de liberdade e pionerismo em feito de afirmaçoes dos diretitos, vai chegar a Presidencia um cara que vc não gostar,que vc julga (quem sabe, talvez com razão, não è aqui que quero discutir disso)escravizador,vc vai desejar tudo de mal para aquela Nação? para aquele Povo? (isso vale para os não Vascainos). E' sempre facil demais se lamentar de quem està ao poder. O dificil è tomar uma atitude que venha do baixo. O dificil è não cair na facil propaganda. Que mais...os motoristas de taxi dirigem mal? quem trabalha no Ministerio não faz nada?uma mulher que chegou num cargo importante teve que ter se oferecido para alguem? quem trabalha no banco è um ladrão?todos lugares comuns que tem um fundo de verdade, talvez.(Bem como, talvez,Eurico não è honesto como o lugar comun diz).Ma o problema não è o Eurico, nem o motorista de taxi seu amigo (com certeza conhecerà alguem que tem taxi rs rs ) o a pessoa que trabalha na Esplanada. Não è tirando "as pessoas avulsas" que se resolve o problema (depois virão outras piores rs). O problema se resolve na raiz, não caindo nos lugares comuns e sim tomando atitudes e não dando a culpa para a instituição (o Club).Em razão disso vc poderia me dizer que então se o Eurico reina a culpa è dos Vascainos, isso pode ser.Cabe então a quem não gosta dele de tirar lo do cargo.Eles não conseguiram? não acredito. Atè o Collor caiu porque a Globo quis...e com certeza Eurico não tem mais poder do ex-Presidente. (sim, agora a Record tà ganhando mais espaço mas a Globo continua poderosa rs). Eurico poderia ter feito muitas coisas feias e, talvez, ainda mais (repito, não estou aqui pra defender ele mas sò pra falar de uma objetividade que não pode faltar quando se fala de uma Instituição - o Vasco- que no momento è mandada por alguem que não è popular), mas nos outros Clubes não vejo tambem muitas boas qualidades. Eu acho que ajudou o feito do Vasco ter sido perseguido ha decadas, e por isso o Eurico "vale mais" do que um Dualib...
As pessoas passam, a Caravela resta:)
Abração

 
At 10:23 PM, Anonymous Anônimo said...

JP,
em termos temporais està certo :)geralmente os demais Estaduais se disputam de janeiro atè abril-maio e depois vem o Brasileirão que vai atè o fim do ano.
A Asociação Portuguesa de Desportos (ainda mantem a palavra Desportos em homenagem ao Pt)esse ano fez uma excellente campanha e depois de ser promovida na primeira divisão Paulista (aquela do Estadula), acabou sendo promovida tambem na Primeirona Nacional.Entre os outros, grande destaques esse ano foram o goleiro Tiago e o lateral esquerdo Leonardo.Se um dia vc vai chegar em São Paulo, saindo do aeroporto irà encontrar, um pouco depois, no seu lado esquerdo o estadio dela, o Canindè (existem atè lendas sobra esse estadio que um dia vou tratar no meu blog, afinal -rs rs- se vc quer saber sobre o futebol brasileiro tem que perguntar pra mim enquanto eu para me atualizar sobre o futebol da Bota preciso do Rodolfo rs).
Quero salientar que existem pelomenos outras 2 Portuguesas. A Portuguesa carioca que atua na segunda divisão do estado do Rio e a Portuguesa Santista que atua na segunda divisão Paulista. Essa ultima seria a original Portuguesa pois foi fundada no 1917 (a Paulista no 1920 e a Carioca no 1924). Outro Clube brasileiro (todos alem do Vasco, claro) que tem horigem portuguesa è o Tuna Luso, da cidade de Belem (capital do Parà)que atua na primeira divisão Paraense e na Terceirona Nacional.
Abraço

 
At 10:50 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Brahma,
Você conhece mesmo o Brasil e o futebol brasileiro, heim?
Quanto ao Eurico Miranda, concordo que devemos procurar fazer distinção entre ele e o clube Vasco da Gama, porém, com tal pessoa comandando o clube por mais de décadas, as pessoas acabam confundido o indivíduo com a instituição, é natural.
De qualquer maneira, eu gosto é quando o Flu vence o 'framengo' (não vou escrever esse nome com letra maiúscula - rs)!
Abraços,

 
At 10:59 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

JP,
Acho que o Brahma já esclareceu sobre a Portuguesa, que quase teve seu departamento de futebol extinto há cerca de 2 anos, mas agora está dando a volta por cima e vai retornar à primeira divisão nacional no ano que vem.
Quanto ao Eurico Miranda, acho ele ainda pior que o Luciano Moggi, vez que suas atrocidades me parecem infinitamente maiores.
Aliás, o maior jogador da história do Vasco, Roberto Dinamite, está banido do clube por ser adversário político de Eurico, com quem disputou as últimas eleições do clube e não venceu, ao que tudo indica, por ilegalidades praticadas pelo Eurico junto ao colégio eleitoral, urnas, apuração, etc. A questão está 'sub judice', mas como tudo na justiça demora ...
Um caso pitoresco para ilustrar o 'estilo Eurico' de governar: após um Vasco x Flamengo de grandes proporções, ele passou na bilheteria do estádio e pegou toda a renda e levou para seu carro - moral da 'estória', alegou que havia sido roubado ao chegar em casa e ninguém nunca mais ouviu falar do dinheiro! Pode?
Abraços,

 
At 11:04 PM, Anonymous Anônimo said...

Rodolfo,
ter escreito o nome do "time da bombagira" daquela forma, foi uma atitude de rara delicadez (em respeito de quem frequenta esse bonito blog) e de grande elegancia :)
Aquele abraço e boa noite!
Abraço

 
At 11:12 PM, Blogger Rodolfo Moura said...

Brahma,
Um excelente domingo para você também! Sabe, você me lembra muito um romano de nome Alessandro Righi que foi quem me aproximou do 'Calcio' - ele era (perdi contato com ele) apaixonado pelo futebol brasileiro e conhecia tudo o que ocorria por aqui (em uma época que ainda não tínhamos a facilidade da internet!).
Abraços,

 
At 7:50 AM, Blogger João Caniço said...

Rodolfo, essa do tipo passar pela bilheteira do estádio e levar todo o dinheiro e dizer que depois foi roubado é completamente surreal!...
Brahma, agradeço todos os esclarecimentos sobre a Portuguesa, tal como o Rodolfo também acho que és um verdadeiro expert sobre o futebol brasileiro.
Abraços

 
At 11:47 PM, Anonymous Anônimo said...

Desculpem por eu entrar no assunto, mas leio algumas coisas sobre o Palmeiras que não são tão verdadeiras assim.
O fato de um clube de raízes italianas não ter o seu site em italiano, e um de “origem” portuguesa ter, é um pouco estranho mesmo e até vergonhoso para os palmeirenses, mas falar que o Palmeiras só explora suas raízes não é verdade, ( não estou chamando ninguém aqui de mentiroso), eu sou palmeirense neto de italianos já fui várias vezes ao estádio Palestra Itália (como podem notar, "ITÁLIA" no nome do estádio),e pra quem nunca entrou na sala de troféus, posso dizer que quem escreveu isso nunca deve ter entrado lá , já que há muito o que lembra a Itália nesta sala, assim como em muitos jogos importantes no Palestra a torcida sempre levanta faixas nas cores da bandeira italiana por todo o estádio, eu não vejo isso no Mineirão em jogos do Cruzeiro, por exemplo.
Sem falar também dos cursos de italiano oferecidos pelo clube dentro de suas dependências.
Durante a 2ªguerra, o Palestra Itália mudou seu nome para Palmeiras por questões políticas, não por vontade própria, com o risco de ter todo o seu patrimônio tomado e após a guerra o Palmeiras decidiu colocar o nome de seu estádio, na época chamado somente de Parque Antarctica para Palestra Itália em homenagem ao seu antigo nome.
E realmente não há somente italianos na torcida do Palmeiras, uma torcida com 14 milhões de apaixonados por todo o Brasil vocês querem o que?!?!?!
Assim como também é o caso do Vasco e do Cruzeiro.
E o Palmeiras nos últimos anos vem adotando a cor vermelha como fazia nos primeiros anos de sua história, em seu uniforme que tradicionalmente é verde e branco. Em um jogo disputado entre Palmeiras e Cruzeiro no Palestra Itália, válido pelo campeonato brasileiro deste ano, antes do inicio da partida foi tocado o hino italiano em homenagem a unificação italiana, isso mostra que muitas coisas que falaram do Palmeiras (e até mesmo do Cruzeiro que tem o azul na cor de sua camisa em homenagem a casa de Savóia,se não me engano), em relação as suas raízes não é verdade, o clube nunca explorou e esqueceu de sua origem, fato que é orgulho para muitos palmeirenses, sejam italianos ou não!!!

Não estou defendendo o Palmeiras, somente por ser palmeirense, mas pelo fato de ser um apreciador do futebol brasileiro e mundial!!!

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker