Campione Azzurro - Marco Tardelli
Marco Tardelli foi um dos maiores meias que a Itália já conheceu, um líder capaz de ocupar qualquer zona do campo sem perder a tenacidade e ainda ser perigoso nas investidas ao ataque - um instancabile maratoneta, sempre lucido ed ispirato.
Apesar de ser a própria encarnação do centrocampista moderno, Tardelli começou sua carreira como lateral no Pisa, na Serie C, e foi na Juventus, onde chegou na temporada 1975/1976, aos 20 anos (nasceu em 24 de setembro de 1954, em Capanne di Careggine), após uma temporada na Serie B com o Como, que se transformou em meia, pelas mãos de Trapattoni.
Mas foi ainda como lateral que Tardelli fez seu esordio na seleção italiana, em 07 de abril de 1976 contra Portugal, em amistoso disputado na sua Torino.
Logo titularizado na Azzurra (na foto ao lado - Calcio 2000 - contra a Inglaterra em 17.11.1976, em partida válida pelas eliminatórias para a Copa de 1978), integrou o grupo que terminou em 4º lugar no Mundial disputado na Argentina, onde já foi figura importante no meio de campo italiano (participou de 6 das 7 partidas italianas - todas, com exceção da contra o Brasil, válida pelo 3º lugar).
Mas foi no Mundial disputado em terras espanholas que Tardelli teve sua consagração.
Presente em todas as partidas, Marco ainda fez o 1º gol italiano no jogo contra a Argentina e o 2º na final disputada contra a Alemanha, quando seu urlo (foto à esquerda - Guerin Sportivo) ficou mundialmente famoso.
Aliás, Tardelli foi, juntamente com Paolo Rossi, o jogador que melhor incarnou a vitória italiana naquele Mundial.
O meia que conquistou 5 Scudetti com a Juventus, ainda foi a Copa do Mundo de 1986, mas não entrou em campo no México, tendo encerrado sua participação na Azzurra (foto ao lado - Fifa) com 81 partidas e 6 gols no currículo.
Assim, Tardelli é o 5º jogador que mais vestiu a camisa da Azzurra, juntamente com Franco Baresi e Giuseppe Bergomi, tendo sido capitão em 9 oportunidades.
Tardelli ainda jogou duas temporadas na Internazionale antes de encerrar a carreira no San Gallo, da Suíça.
Após o final de sua carreira como jogador, Tardelli enveredou pela de treinador, já tendo comandado a Nazionale Under 21 da Itália e a seleção principal do Egito, além de clubes como a Internazionale, o Bari e o Cesena.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home