Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

sábado, dezembro 02, 2006

O Jogo Da TV (Parte I) - Roma x Atalanta




A Roma entrou em campo ciente da vitória da Internazionale sobre o Siena mais cedo, o que impôs aos romanistas a necessidade de também vencer o seu jogo, sob pena da diferença que separa as equipes na ponta aumentar para 7 pontos e a busca pelo 4º Scudetto ficar mais difícil.
De forma surpreendente, o técnico Spalleti mandou a campo o atacante Montella com Totti nas vezes de trequartista, com os brasileiros Mancini e Taddei bem abertos nas laterais do meio de campo. Também Colantuno propôs uma Atalanta num 4-4-1-1, renunciando a Ventola e com Doni (obviamente não o goleiro brasileiro da Roma, mas o italiano Cristiano, que defendeu a Itália na Copa do Mundo de 2002) municiando o avante Zampagna.
E foi a Atalanta que abriu o marcador aos 19' em grande jogada do Doni atalantino servindo Donati que, após defesa do Doni romanista, viu o matador Zampagna só ter o trabalho de aproveitar o rebote e rolar a bola, mansamente, para o fundo das redes.
E o 1º tempo foi assim: uma Atalanta bem postada na defesa aguardava uma lenta Roma vir e, nos contra-ataques, levava perigo à meta defendida por Doni - como aos 40', quando o brasileiro Ferreira Pinto (mais um daqueles jogadores que não tiveram expressão no Brasil - foi contratado em 2001 pelo Lanciano, da C1 italiana) arrancou pela direita e cruzou para o centro da área na saída do goleiro Doni, quase criando o 2º gol da equipe de Bergamo.
No intervalo, como o esquema proposto não estava funcionando, Spalletti sacou Montella e inseriu o tetracampeão Perrotta, dando maior consistência ao centrocampo romano e liberando o capitano Totti para criar e finalizar na frente.
O 2º tempo começou parecendo que a alteração não iria surtir efeito algum, vez que logo aos 3' o capitão da Atalanta Gianpaolo Bellini fez boa jogada e cruzou para uma perigosa cabeçada do ótimo Cristiano Doni.
Mas, com uma saída rápida, a Roma chegou ao ataque em seqüência e o zagueiro Loria cometeu pênalti em Perrotta!
Cobrança perfeita de Totti e a igualdade foi posta no marcador.
Apesar do técnico Colantuono ter colocado o descansado Ventola no lugar do exausto Zampagna aos 16' do 2º tempo com o objetivo de tornar os contra-ataques da equipe bergamasca mais incisivos, foi uma arrancada de Francesco Totti obstruída por Giulio Migliaccio dentro da área que resultou em gol - mais um pênalti convertido pelo capitano romanista (foto acima - Gmt), que chegou aos 9 tentos na temporada (líder da tabela de artilheiros ao lado do atacante Riganò, do Messina, que jogará amanhã).
Com a vantagem no marcador, o time da Roma passou a controlar a partida, tirando proveito de que os jogadores da Atalanta ficaram mais preocupados em reclamar do árbitro do que pressionar o adversário.
Aliás, o árbitro Pantana, no final do jogo, claramente sofreu com sua pouca experiência - deixou de marcar um pênalti sofrido por Perrotta e não conteve as reclamações dos atletas da equipe de Bergamo, principalmente de Cristiano Doni que, por diversas vezes, fez pouco caso das orientações do homem de preto (ou de verde limão, amarelo ovo, ...).
No final, o volante Donati ainda foi expulso por uma entrada violenta em Simone Perrotta, mas a Roma foi só comemoração (foto ao lado - Gmt).
Eis o tabellino:
Roma: A. Doni; Cassetti, Mexes, Chivu, Panucci (55' Tonetto); De Rossi, Pizarro, Taddei, Mancini (88' Vucinic); Totti; Montella (46' Perrotta). All. Spalletti.
Atalanta: Calderoni; Rivalta, Carrozzieri, Loria, Bellini; Ferreira Pinto (80' Bombardini), Migliaccio, Donati, Ariatti (69' Defendi); C. Doni; Zampagna (61' Ventola). All. Colantuono.
Gols: 19' Zampagna, 50' Totti (pênalti), 64' Totti (pênalti).
Árbitro: Pantana.
Cartões amarelos: Loria, Donati, Mexes, Cassetti e Bombardini.
Cartão vermelho: Donati.

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker