Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

domingo, março 02, 2008

O Jogo Da TV (Parte III) - Juventus x Fiorentina



"Stavolta la rimonta è Viola, Juventus sconfitta in casa" - assim a Gazzetta dello Sport noticiou a grande vitória da Fiorentina no 'Match Clou' da 26ª rodada.
Foi realmente uma partida empolgante, que terminou com a quebra de um tabu que perdurava quase 20 anos (a derradeira vitória viola em Turim remontava a 20 de maio de 1988) e que deixou Juventus e Fiorentina, respectivamente 3ª e 4ª colocada na tabela, distanciadas por apenas 1 único ponto.
A gara já começou interessante desde o 1º minuto, com as equipes trocando bola em bom ritmo e realizando um forte pressing, com a Juventus disposta no 4-4-2 com Del Piero e Trezeguet no ataque e a Fiorentina no seu habitual 4-3-3, embora apenas o centroavante Pazzini pudesse ser considerado um atacante natural.
Apesar da primeira grande chance ter sido juventina, foi a squadra gigliata que saiu na frente (aos 18') com uma belíssima incursão do ala Gobbi (à direita contra Del Piero - Ansa), que tabelou com o dinamarquês Jorgensen antes de tocar na saída de Buffon.
Logo em seguida (aos 21') a Fiorentina teve chance de aumentar a vantagem, mas Buffon foi strepitoso ao impedir o gol em chute de Montolivo, contando ainda com o auxílio da trave.
Com Molinaro e, principalmente, Zebina em flagrante dificuldade, Ranieri correu ao reparo, postando Palladino como trequartista e exigindo mais atenção do duo Zanetti-Sissoko na zona nevrálgica do campo.
E foi exatamente o nazionale maliano que, aproveitando uma saída imprecisa de Frey, empatou a partida in acrobazia (à esquerda seu esforço para concluir a gol - Grazia Neri).
Assim, apesar do amplo domínio viola, as equipes foram para o intervalo em igualdade.
No 2º tempo, os comandados de Prandelli continuaram tendo maior domínio territorial (terminaram o jogo com a marca de 60,48%, contra 39,52% da Juventus neste quesito), mas quem marcou primeiro foi a trupe bianconera, com Camoranesi acertando uma belíssima conclusão em cruzamento de Molinaro, desta vez sem qualquer chance para Frey.
Porém, enquanto Ranieri colocou o mastim Nocerino no lugar do ítalo-argentino (que vinha sentindo uma contusão desde a etapa inicial), Prandelli mandou Papa Waigo e Osvaldo nos postos de Santana e Ujfalusi, deixando a Fiorentina com 3 legítimos atacantes na frente.
E as alterações se mostraram acertadíssimas: primeiro, o senegalês Papa Waigo (já 2 gols na Juve na Serie B) aproveitou uma bola mal cortada e, com um chute em diagonal, empatou a partida; depois, em pleno recupero, o mesmo Papa Waigo foi à linha de fundo e cruzou para Osvaldo, in tuffo, dar a vitória para a squadra viola, que acabou premiada por tudo que fez na partida.
Já Ranieri, assim como em dezembro de 1994, saiu do confronto derrotado...
O tabellino:
Juventus: Buffon; Zebina, Legrottaglie, Grygera, Molinaro; Sissoko, Zanetti, Camoranesi (66' Nocerino), Palladino; Del Piero (71' Iaquinta - no alto contra Gamberini e Jorgensen - Celeste), Trezeguet. All. Ranieri.
Fiorentina: Frey; Ujfalusi (61' Osvaldo), Koldrup, Gamberini, Gobbi; Donadel, Kuzmanovic, Montolivo; Santana (66' Papa Waigo), Pazzini, Jorgensen. All. Prandelli.
Gols: 18' Gobbi, 29' Sissoko, 57' Camoranesi, 76' Papa Waigo, 93' Osvaldo.
Árbitro: Farina.
Cartões amarelos: Camoranesi, Gobbi e Osvaldo.
Cartão vermelho: Osvaldo (por soma de amarelos, sendo que o 2º pela exagerada comemoração após o seu gol).

Marcadores: , , , ,

Na Última Vez ...
eXTReMe Tracker