Google
 
Web calcioseriea.blogspot.com

domingo, dezembro 10, 2006

O Jogo Da TV (Parte III) - Lazio x Roma


Excepcionalmente nesta semana foi possível assistir a 3 jogos da Serie A, todos ao vivo. E a excepcionalidade foi sensacional - Lazio 3 x 0 Roma!
Antes do jogo, o favoritismo (se é que há favorito em um clássico como o derby romano) era todo da Roma, 2ª colocada e 6 vitórias consecutivas na Serie A, com 32 gols pró e apenas 11 sofridos, dona do melhor ataque e da 2ª defesa menos vazada do campeonato.
E, com a bola rolando, parecia que a melhor técnica da Roma iria imperar, já que a equipe giallorossa tomou a iniciativa nos momentos iniciais da partida e levou perigo ao gol defendido por Angelo Peruzzi.
Mas, com um esquema tático muito bem montado pelo treinador Delio Rossi, que postou seus 3 mastins (Ledesma, Mudingayi e Mutarelli) de forma a não permitir a armação de jogadas da adversária, a Lazio conseguiu equilibrar as ações de modo a protagonizar o lance mais incisivo até então - aos 43', aproveitando um escanteio cobrado por Oddo, o zagueiro brasileiro Cribari testou a bola, que só não entrou em razão de grande defesa do também brasileiro Doni, arqueiro da Roma, e do travessão.
Porém, no minuto seguinte o argentino Ledesma recebeu a pelota e acertou um petardo de 25 metros no ângulo oposto ao que o goleiro Doni se posicionava (foto ao lado - Afp) - golaço!
O 2º tempo começou com a Roma logo buscando o empate, mas aos 4' o macedônio Pandev entrou na área e foi derrubado por Doni.
O árbitro Rosetti primeiramente mandou o jogo seguir mas, após consultar o guardalinee (foto ao lado - Ansa), apontou a marca do cal e expulsou o goleiro da Roma. Nova consulta ao auxiliar e Doni recebeu apenas o cartão amarelo, mas o rigore continuou decretado.
Aqui, deve ser aberto um parêntese para destacar a correteza no proceder, não só do árbitro, mas do trio de arbitragem como um todo, que poderia ser seguido pelos seus pares, inclusive brasileiros.
De qualquer maneira, o pênalti foi muito bem cobrado pelo capitão laziale Oddo (na foto ao lado em duelo com Mancini - Ansa) que registrou 2 x 0 no placar do Olimpico.
Daí os atletas romanistas se perderam, em especial o capitão Totti, que já não estava em plena forma física e passou a reclamar acintosamente com o árbitro.
Ainda assim as chances de gol apareceram - como aos 10', quando Mancini acertou um voleio, aproveitando um cruzamento de Panucci, mas errou a meta.
Só que aos 28' foi a Lazio que voltou a marcar: Rocchi acertou um belíssimo passe para Mauri que, com um pallonetto superou Doni. O destino quis que a bola acertasse o travessão e voltasse para a conclusão de Mutarelli - Lazio 3 x 0 (foto ao lado - Ansa)!
Até o final do jogo de um lado foi uma festa só (em jogos valendo pela Serie A a Lazio nunca havia conseguido derrotar a Roma com uma vantagem superior a 2 gols), enquanto do outro decepção.
Tabellino:
Lazio: Peruzzi; Oddo, Siviglia, Cribari, Zauri; Mudingayi, Ledesma, Mutarelli, Mauri (92' Manfredini); Pandev (73' Makinwa), Rocchi (85' Foggia). All. Rossi.
Roma: Doni; Panucci, Mexes, Chivu, Tonetto (63' Vucinic); De Rossi, Pizarro, Taddei, Perrotta, Mancini; Totti. All. Spalletti.
Gols: 44' Ledesma, 53' (pênalti) Oddo, 73' Mutarelli.
Árbitro: Rosetti.
Cartões amarelos: Mutarelli, Cribari, Mudingayi, Doni, Totti, Zauri e Mauri.

eXTReMe Tracker